fbpx


Professor, que tal se tornar um
Microsoft Certified Educator?

ūüďć SIEESP

ūüóď 09 de Novembro 2019

N√£o perca essa oportunidade! As vagas s√£o

O que é a certificação MCE?

A certificação Microsoft Certified Educator (MCE) atesta que os educadores possuem as habilidades para fornecer experiências de aprendizagem personalizadas para seus alunos e incorporam habilidades críticas do século XXI, usando as ferramentas da Microsoft.

O Microsoft Certified Educator Program é um programa de desenvolvimento profissional que preenche a lacuna entre as habilidades tecnológicas e o ensino inovador.

Quais os benefícios da certificação MCE?

Os benefícios da implementação do programa de desenvolvimento e certificação profissional Microsoft Certified Educator na sua instituição:

  • Garante que o corpo docente tenha conhecimento b√°sico das ferramentas do Microsoft Education;
  • Garante que os professores est√£o aptos a integrar tecnologia √†s suas pr√°ticas pedag√≥gicas para desenvolver as compet√™ncias do s√©culo XXI;
  • Garante que os professores saibam quais ferramentas do Microsoft Education podem suportar as compet√™ncias do s√©culo 21;
  • Permite o desenvolvimento profissional de maneira eficaz.

Qual o currículo do exame?

O exame de certifica√ß√£o MCE √© um¬†exame com dura√ß√£o de 60 minutos composto de 40 quest√Ķes que abrangem os seguintes objetivos:

  • Determinar o quanto uma atividade de aprendizado cumpre as exig√™ncias para colabora√ß√£o.
    • Preparar atividades que permitem que os alunos trabalhem juntos, tenham responsabilidade compartilhada pelos produtos, tomem decis√Ķes que s√£o substanciais e cruciais para o sucesso da atividade de aprendizagem e trabalhem de forma independente.
  • Analisar, avaliar, criar e gerenciar o ambiente de aprendizagem para facilitar a colabora√ß√£o do aluno, com um conjunto de recursos dispon√≠vel em uma sala de aula.
    • Ambiente virtual; ambiente f√≠sico; ferramentas de software dispon√≠vel.
  • Modificar uma atividade de aprendizagem para alcan√ßar as exig√™ncias para o n√≠vel mais alto de comunica√ß√£o especializada.
    • Preparar atividades que permitem que os alunos criem produtos que transmitem um conjunto de ideias conectadas, s√£o multimodais, requerem evid√™ncia de suporte e s√£o criados para uma audi√™ncia espec√≠fica.
  • Avaliar os exemplos de produtos dos alunos para determinar o n√≠vel que eles alcan√ßam das exig√™ncias de comunica√ß√£o especializada.
    • Avaliar os exemplos de produtos dos alunos no uso de ideias conectadas, abordagem multimodal, evid√™ncia de suporte e cria√ß√£o para uma audi√™ncia espec√≠fica.
  • Determinar o quanto uma atividade de aprendizado cumpre as exig√™ncias de constru√ß√£o de conhecimento.
    • Preparar atividades interdisciplinares que permitem que os alunos apliquem conhecimento em um novo contexto.
  • Transformar uma situa√ß√£o did√°tica de aprendizagem em uma atividade que requeira que os alunos apliquem o conhecimento em um novo contexto que facilita o aprendizado interdisciplinar.
    • Preparar atividades que permitem que os alunos dediquem seu tempo e esfor√ßos desenvolvendo conhecimento novo para eles e participem em atividades interdisciplinares de aprendizagem.
  • Determinar o quanto uma atividade de aprendizado cumpre as exig√™ncias autorregula√ß√£o.
    • Preparar atividades de longo prazo que permitem que os alunos planejem seu pr√≥prio trabalho e revise-os com base no feedback.
  • Determinar quais oportunidades facilitam um ambiente de autorregula√ß√£o.
    • Fornecer oportunidades aos alunos para que eles determinem seus objetivos de aprendizagem, decidam as melhores estrat√©gias para alcan√ßar esses objetivos e monitorem o funcionamento das estrat√©gias.
  • Determinar o quanto uma atividade de aprendizado cumpre as exig√™ncias para solu√ß√£o de problemas reais.
    • Preparar atividades que permitam que os alunos desenvolvam uma solu√ß√£o para um problema que √© novo a eles, completem uma tarefa que n√£o foram instru√≠dos a fazer ou criem um produto completo que cumpra com um conjunto de exig√™ncias.
  • Selecionar uma estrat√©gia que incentive os alunos a solucionar problemas, inovar e aplicar uma solu√ß√£o que beneficie outras pessoas no mundo real.
    • Desenvolver objetivos de aprendizagem que envolvam problemas do mundo real.
  • Determinar o quanto uma atividade de aprendizado cumpre as exig√™ncias para uso da aprendizagem ICT.
    • Preparar atividades que permitem o uso de ICT pelos alunos para dar suporte √† constru√ß√£o do conhecimento; abordar as necessidades de diversos alunos.
  • Cumprir os resultados de aprendizagem usando as ferramentas tecnol√≥gicas da Microsoft.
    • Identificar as habilidades necess√°rias para implementar os recursos.
  • Selecionar o melhor recurso ICT para ajudar a resolver ou gerenciar os desafios log√≠sticos de alcan√ßar o resultado educacional desejado.
    • Problemas de configura√ß√£o do laborat√≥rio; computadores compartilhados; BYOD.
  • Determinar qual recurso ICT suporta um resultado educacional espec√≠fico.
    • Avaliar uma atividade de aprendizagem; classificar a adequa√ß√£o dos recursos ICT espec√≠ficos; abordar as diversas necessidades de todos os alunos.
  • Determinar a abordagem pedag√≥gica apropriada para alcan√ßar um resultado educacional usando recursos ICT.
    • Situa√ß√Ķes planejadas x n√£o planejadas; desempenhos apropriados de compreens√£o; diferentes estilos de aprendizagem.
  • Selecionar um recurso ICT adequado para alcan√ßar um objetivo de desenvolvimento profissional.
    • Melhorar produtividade; habilidades de gerenciamento de tempo.
  • Avaliar as respostas a um cen√°rio que envolve a Cidadania Digital.
    • Seguran√ßa da internet; problemas de seguran√ßa; bullying cibern√©tico; pegada digital; problemas de privacidade; f√≥runs de comunica√ß√£o; uso aceit√°vel.

Como obter a certificação MCE?

Os educadores da Escola Vereda podem obter a certificação profissional Microsoft Certified Educator (MCE) gratuitamente através das seguintes etapas:

  1. Agendar um hor√°rio (ao final desta p√°gina) para realizar o exame na Escola Vereda.
  2. Realizar o curso on-line preparat√≥rio¬†‘Design da Aprendizagem no S√©culo XXI’.
  3. Comparecer ao local do exame com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos em relação ao horário agendado.

Como se preparar para o exame?

O curso ‘Design da Aprendizagem no S√©culo XXI’preparat√≥rio para o exame de certifica√ß√£o MCE, √© um conjunto de 8 m√≥dulos compostos por aproximadamente 4 unidades cada. Este roteiro de aprendizagem proporciona aos educadores maneiras claras e pr√°ticas de desenvolver as habilidades do s√©culo XXI, mediante o uso de tecnologias digitais. 

Os m√≥dulos do curso desenvolvem uma metodologia de pesquisa atrav√©s de um processo colaborativo baseado na pr√°tica, com o objetivo de ajudar os docentes a transformar a forma em que planejam as atividades de aprendizagem, para que elas promovam aprendizagens mais profundas que sejam atrativas e enriquecedoras para seus alunos. 

A duração prevista é de 20 horas, incluindo os vídeos e o material de autoavaliação.

Faltam...

Dias
Horas
Minutos
Segundos

...para voc√™ obter¬Ļ o seu certificado MCE!

Perguntas Frequentes

N√£o. Apenas os educadores que responderem corretamente mais de 70% das quest√Ķes no exame receber√£o o certificado MCE.

O exame tem duração de 60 minutos.

O exame √© composto por 40 quest√Ķes de m√ļltipla escolha.

Apenas os educadores que responderem corretamente mais de 70% das quest√Ķes no exame receber√£o o certificado MCE.

O educador deve realizar curso on-line preparat√≥rio para o exame: ‘Design da Aprendizagem no S√©culo XXI’ na Comunidade de Educadores da Microsoft.

O exame será aplicado na língua portuguesa.

O certificado MCE n√£o possui prazo de validade.

Agende o hor√°rio do seu exame

Termos e Condi√ß√Ķes:

¬ĻO certificado Microsoft Certified Educator ser√° concedido apenas para os educadores que possuem que obtiverem aprova√ß√£o do exame de avalia√ß√£o. Considera-se aprovado o educador que responder mais de 70% das quest√Ķes corretamente.